O Direito não é mero somatório de regras avulsas, produto de actos de vontade, ou mera concatenação de fórmulas verbais articuladas entre si. O Direito é ordenamento ou conjunto significativo, e não conjunção resultante da vigência simultânea; implica coerência ou, talvez mais rigorosamente, consistência; projecta-se em sistema; é unidade de sentido, é valor incorporado em norma. E esse ordenamento, esse conjunto, essa unidade, esse valor projecta-se ou traduz-se em princípios, logicamente anteriores aos preceitos.



Jorge Miranda, Manual de Direito Constitucional Tomo II

3 comentários:

  1. Bonito excerto martolas! Não fosse o facto de ter visto o autor hoje no telejornal, até dizia que era inspirador e que quase me dava vontade de estudar direito... Mas quando olhei para ele, não me pareceu que ele estivesse muito feliz na sua apaixonada viajem pelo mundo do direito! Digamos que me tirou um bocado a vontade... lool

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi muitas historias do professor jorge miranda e muitas delas hilariantes XD tambem tens o marcelinho como teu prof? Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Para o ano vou ter o Marcelinho, este ano tenho o Jomi (nome carinhoso pelo qual o professor Jorge Miranda é apelidado entre os alunos da faculdade).
    Amanhã tenho oral e já estou a fritar, só peço aos céus que não me calhe o Jomi a fazer-me oral se não estou feita! Não gosto muito de Direito Constitucional, gosto mais de direito privado. Mas tem de ser... :S :s :s
    Pedro não queiras ter direito constitucional, não desejo isto a ngm!!!!!
    Alice, não sabes tu da missa a metade! O jomi é das maiores personagens que eu já conheci!!

    ResponderExcluir