"Conta-se que, ao receber notícias da vida política brasileira desse final de século, Eça de Queirós tinha por hábito perguntar: "E o que pensa Machado?". Não sabemos se o seu interlocutor estava sempre em condições de lhe responder, ou se, caso as comunicações da época a tal se prestassem, o próprio Machado estaria sempre disposto a revelar o seu pensamento... a não ser através das personagens dos romances e dos contos."

Nota dos Editores de "Quincas Borba" de Machado de Assis



Pela leitura de "Quincas Borba" a Marta vai tentar descobrir o que pensa Machado!!!

6 comentários:

  1. Ainda bem que estás tão interessada. Espero que te divirtas a lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Ah, e já agora, não me queres emprestar o Dom Casmurro para eu ler quando acabar este espectacular trabalho sobre Arquétipos na fotografia do Jeff Wall que envolve uma viagem até à Psicologia do CG Jung e à História da Arte com o Panofsky que terei de ter pronto pelas 10:00 de Sexta-Feira dia 22 de Janeiro? (Incursão no estilo Saramaguiano FTW :P)

    É que um dos grandes especialistas em Machado de Assis foi meu professor este semestre e é daqueles professores que deixam marca: daí o meu súbito interesse.

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhhh já percebi tudo! Mas quando eu divagava horas e horas sobre o Dom Casmurro e sobre a Capitu alguem me ignorava e dizia que preferia ler o Saramago!! Mas eu empresto! Adoro Dom Casmurro e se pudesse metia toda a gente a ler!!! Depois de ler também te posso emprestar o "Quincas Borba"... Assim ficamos a saber o que Machado pensa mesmo! Ah e também tenho a "Helena"... Já ouviste falar? É tãooo lindo!! :D

    ResponderExcluir
  4. Sou capaz de preferir o Saramago ainda assim, veja-se que eu não consegui deixar de escrever um parágrafo como ele. Ele entranha-se de uma forma tal...

    Não ouvi falar da Helena, mas se é do Machado de Assis e se o Abel Barros Baptista é especialista nele, então deve ser excelente.

    ResponderExcluir
  5. A Marta não é especialista, mas gosta muito!

    ResponderExcluir