As aventuras do João Sem Medo


"-Vou pelo bom caminho, como é costume, claro - resolveu João Sem Medo, embora desconfiado de tanta felicidade aparente. - O contrário seria idiota e doentio.
(...) (ao chegar à porta que leva à felicidade...)
Quase ao mesmo tempo assomou à porta do cubo uma figura monstruosa. Homem? Talvez; mas a quem tivessem decepado a cabeça, aberto dois olhos redondos no peito e talhado no estômago uma boca de lábios grossos e carnudos que tentaram sorrir para João Sem Medo enquanto articulavam esta saudação com voz desentoada de ventríloquo:
- Que a paz e a estupidez estejam contigo. Vens preparado para a operação?
- Que operação?- interrogou João Sem Medo, suspeitoso.
O descabeçado, de cigarrilha na boca do estômago, expôs-lhe então com paciência burocrátrica:
- Ninguém pode seguir o caminho asfaltado que leva à felicidade completa sem se sujeitar a este programa bem óbvio. Primeiro: consentir que lhe cortem a cabeça para não pensar, não ter opinião, nem criar piolhos ou ideias perigosas. Segundo e último: trazer nos pés e nas mãos correntes de ouro...
João Sem Medo ouriçou-se numa reacção institiva:
- Nunca! Bem se vê que não tens a cabeça no seu lugar. (...) Então prefiro o outro caminho.
- Palerma! - lamurinhou o guarda com os olhos do peito marejados de lágrimas sinceras. Vais passar fome, sofrer dias de terror aflito...
(...)
Mas João Sem Medo nem lhe respondeu. Já ia longe, passo bem marcado, orgulhoso de sentir a cabeça nos ombros. E horas depois, quando chegou à clareira, enveredou, decidido, pelo caminho de cardos e das árvores sinistras, a gritar desafiante para a floresta:
- Bem sei que podem perseguir-me, arrancar-me os olhos, torcer-me as orelhas, transformar-me em lagarto, em morcego, em aranha, em lacrau! Mas juro que não hei-de ser infeliz PORQUE NÃO QUERO.
E João Sem Medo continuou a subir o caminho árduo, resoluto na sua pertinácia de ocultar o medo - a única valentia verdadeira dos homens verdadeiros."

José Gomes Ferreira - As Aventuras do João Sem Medo

Nenhum comentário:

Postar um comentário